terça-feira, 14 de junho de 2011

Arrependimento ou Remorso...



O ser humano é um vaso que não pode ficar vazio.  Deus deu ao homem o livre arbítrio, ou seja, a capacidade de tomar decisões, sem o auxílio de ninguém. Com essa capacidade o homem experimenta uma vida de infinitas experiências: Boas, ruins e duvidosas. Como um vaso, o homem se enche de sensações maravilhosas e horríveis, diversos sentimentos que os guarda ou despreza. Sentimentos que confunde pela similaridade que hoje descrevo: Arrependimento e Remorso são uma delas.

O arrependimento é um sentimento de repulsa, de negatividade. Aquele que se arrepende não volta atrás, não comete a mesma ação duas vezes. Retira até mesmo a capacidade de pensar sobre um arrependimento passado.
Quando o homem se arrepende do pecado, torna-se impossível pecar. Digo, o pecado consciente, aquele que se sabe que é pecado. Um exemplo de arrependimento é quando se come algo delicioso, que como resultado, traz dor, algo negativo, que machuca ao ponto de não querer passar por aquilo novamente. Então vem o medo e arrependimento.
Acredito que, você que lê essa matéria, tem algo que se arrepende profundamente e se fosse possível voltar, consertaria, faria de tudo de outra forma. Algo que comeu e fez mal, o que falou num momento de ódio e revolta e machucou alguém, sem a necessidade daquilo tudo. Eu poderia aqui escrever “N” exemplos de resultados de ações onde após vem o arrependimento.
Mas, o arrependimento às vezes não é muito bem compreendido, e confundido com um sentimento de Remorso. Posso descrever o remorso como um corte superficial no dedo que pode ser curado com bandagem (curativo). Quem já se cortou com uma faca por falta de atenção, não se arrepende de usar a faca novamente em outra situação, mas com atenção. É a sensação que sente uma criança que corre, cai, rala a testa ou o joelho e depois volta a correr novamente, mas com atenção. Apenas evita-se que o resultado seja ruim, apenas isso.
Então, quando o homem peca, mas o pecado não surtiu um efeito negativo curto em sua vida, e não há um arrependimento, ele volta a pecar novamente, num curto espaço de tempo onde também não lhe surtirá efeito negativo curto e mais uma vez pecará.
Explicando melhor: O fofoqueiro, fala mal da vida dos outros por que o resultado da fofoca pode ter um resultado negativo depois meses ou nunca surtir efeito. O fofoqueiro fala mal do pastor sem se preocupar se o pastor vai até ele pedir explicações… Fofoca sem sentimento de culpa, ou, sem se preocupar com ninguém, nem com ele próprio. Não passa na cabeça do fofoqueiro, que a fofoca pode destruir uma família, ou trazendo pra dentro da igreja, pode derrubar um pastor, um obreiro ou um Líder de obra. O fofoqueiro, não se arrepende do que faz; Se o resultado de sua fofoca traz um resultado negativo pequeno, sente apenas remorso… Evita fofocar durante um tempo e depois volta a fofocar de novo.
O remorso é um sentimento superficial, que traz aquela maldita frase: – Ah! Se eu soubesse… ou fiz e faço de novo… Enquanto o arrependimento traz a frase: – Nunca mais farei!
O remorso desculpa-se, mas o arrependimento pede perdão.
O remorso aprisiona os sentimentos, mas o arrependimento os livra.
O remorso erra, mas o arrependimento conserta.
O remorso desconhece, mas o arrependimento reconhece.
O remorso machuca, mas o arrependimento cura.
Arrependa-se! E receba a cura.

(Publicado por Alexandre Fernandes em 26 de abril de 2011 )